O milagre da Amizade

“Ora  em Jerusalém há, próximo à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nela jazia grande multidão de enfermos: cegos,coxos, paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento das águas, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho ninguém, que quando a água é agitada, me coloque no tanque... Jo 5:1-7”

“E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam,e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro(amigos). E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico... Mc 2:1-4

Nas duas narrativas, nós temos um paralítico sofrendo com a sua enfermidade, sofrendo com a sua dificuldade. O do tanque de  Betesda, (que devia ser algo parecido com um hospital público), mesmo crendo na possibilidade de um milagre, não tinha ninguém que o ajudasse. O paralítico de Casfarnaum ao contrario tinha quatro amigos que o ajudaram a alcançar o seu milagre.
Aí eu pergunto: você tem quatro amigos (autênticos)?
Sabe por que? Porque não fomos criados para viver sozinhos. O isolamento é maligno.
Precisamos de amigos autênticos. Amigos autênticos, acreditam na possibilidade de mudança, acreditam nos sonhos, acreditam na possibilidade dos milagres. Há momentos em nossas vidas que precisamos ser carregados (v3) Você tem alguém?  Amigos autênticos não desistem diante dos obstáculos. (v4) Amigos autênticos abrem portas diante dos obstáculos. (v4)  

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Harvard na área de saúde humana descobriu que:
Ter amigos traz muitos benefícios. Ter fortes laços de amizade aumenta a nossa vida em até 10 anos. Pessoas com mais de 70 anos tem 22% mais chances de chegar aos 80 anos se manter ativos fortes laços de amizade.

Para finalizar: amizades são cultivadas. Seja amigo e você vai ter amigos. (princípio da semeadura)

O grande desafio para nossa Comunidade: desenvolver fortes laços de amizade.
Deus abençoe você

                                                                                    Pr Dimi

Nenhum comentário: