Mandamentos Recíprocos - 1º Amai-vos uns aos outros


1º Amai-vos uns aos outros 

 Reflexão 
"Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus Pai." Romanos 15:7 


  •  Exemplos positivos: Filemom 15-17; Mateus 19:13-14 
  •  Exemplos negativos: 3 João 9-11; Atos 9:26 

Porém, não devemos acolher do nosso jeito, da maneira como aprendemos no passado. 
O padrão bíblico é acolher COMO Cristo nos acolheu, COMO Deus, o nosso Pai, nos recebeu em sua família (Romanos 5.8). 

Acolher-nos significa aceitarmos livremente, sem constrangimento ou reservas, em pleno conhecimento de irmão em Cristo, um ao outro. A ideia aqui é a de aceitar dentro da nossa comunhão toda a pessoa que afirma ser Jesus seu Senhor, mesmo existindo falhas visíveis em sua conduta, lacuna em seus conhecimentos  das Escrituras ou diferenças de opiniões, até sobre pontos essenciais da doutrina.
Isto não significa aprová-las, mas aceitarmos a pessoa como irmão com o propósito de 
ajudá-la. Pode ser que às vezes admitimos um falso irmão e tenhamos de excluí-lo. Mas o mandamento é também: "Acolhei ao que é fraco na fé." (Romanos 14:1). 

  •  Acolher = tomar pra si, tomar como companheiro. 


É fundamental entendermos que estes mandamentos apenas poderão ser praticados por aqueles que genuinamente nasceram de novo e são guiados e controlados pelo Espírito Santo. Somente por intermédio do Espírito Santo é que conseguiremos viver esses mandamentos recíprocos em sua plenitude (Romanos 5:5 e 8:9). 

Aplicação pessoal: 
1. Você tem tido dificuldades em praticar o mandamento de acolher aos outros? Você pode melhorar nisso? 
Como? 

Pr. Dimi

Nenhum comentário: